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Unidade de Terapia Intensiva

Principais orientações para o Familiar do Paciente que está na Unidade de Terapia Intensiva


A Unidade de Terapia Intensiva tem sido vista como um local de esperança, mas principalmente de angústia e sofrimento, tanto para pacientes quanto para familiares.

A família freqüentemente sente-se desamparada e temerosa à beira do leito do seu familiar gravemente enfermo. Os tubos, curativos, fios e aparelhos, com os quais a equipe da UTI está tão acostumada, são amedrontadores para os membros da família. Ao verem estes equipamentos fixados ao seu familiar podem relutar em tocar o paciente por medo de causar dano a ele ou ao equipamento.

Neste momento, a nossa equipe de intensivistas tem a oportunidade de oferecer apoio, explicando e descrevendo o equipamento e o aspecto do paciente à família informações em uma linguagem acessível e não muito científica.

Objetivo deste informativo: Oferecer principais orientações de como proceder, à familiares/responsáveis, quando seu familiar está em tratamento na Unidade de terapia intensiva , uma continuidade do processo de Humanizar nosso atendimento na UTI.


1 - Quem está cuidando do meu familiar diariamente?

R: A nossa equipe é composta por: Médicos intensivistas, Enfermeiros, Técnicos de Enfermagem, Fisioterapeutas e Nutricionistas.

2 - Onde está localizada a Unidade de Terapia Intensiva do Hasp e como saber em que leito está meu familiar?

R: A unidade de Terapia intensiva do Hasp está localizada no 6º (sexto) andar e cada leito é divido por Box e é indentificado com Número do leito, Nome do paciente, hipótese diagnóstica, Médico responsável e Convênio, para preservação da individualidade e integridade.

3 - Posso Tocá-lo?

R: Sim, a comunicação através do toque , da fala faz parte do tratamento. Caso contrário a equipe da UTI informará o cuidado especial do contato.

4 - Qual o horário de visitas ? Quantas pessoas?

R: O horário de visitas na UTI é das 12h às 12h30 e 17h às 17h30, com entrada de 2 pessoas por leito.

5 - Posso ter informações diárias do meu familiar por telefone?

R- As informações não são passadas por telefone, mas pessoalmente ,no horário de visitas.

6 - O que posso trazer para o meu familiar?

R- * Produtos de higiene pessoal como: sabonete Líquido,antitranspirante, enxaguatório bucal, escova de dente, pente, creme hidratante;
*Fotos, cartões, material religioso, que irão favorecer o bem estar do paciente.

7 - Quanto tempo meu familiar ficará na UTI?

R: Não há tempo pré- determinado, pois dependerá da avaliação médica quanto à evolução do seu quadro clínico e resultados de exames.

8 - E quando for alta, o que devo providenciar?

R: Quando o paciente recebe alta, o Enfermeiro da UTI faz contato com a família e/ou reponsável e solicitará um acompanhante ( paciente será liberado mediante à presença do acompanhante no hospital), o mesmo vai para a unidade de internação (apartamento ou enfermaria). Sugerimos que deixe mais de um numero de telefone para contato.
Finalmente, o nosso objetivo enquanto equipe de Saúde da UTI é a recuperação do paciente em tempo hábil, dentro de um ambiente físico e psicológico adequados, onde cada profissional que aqui trabalha é orientado para o aproveitamento das facilidades técnicas existentes, aliados a um bom relacionamento humano.

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