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Prioridades para o novo ano 29/12/2010

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Um novo ano, com seus dias como as páginas em branco de um livro estende-se diante de nós. É tempo de olharmos retrospectivamente para o que “escrevemos” nas páginas de nossa própria história em 2010, e fixando os olhos prospectivamente em 2011, estabelecermos nossas prioridades para o novo ano. Que escreveremos nestas novas páginas de nossa existência?. Quais serão as nossas prioridades?. Dentre elas, convido-te a incluir o cuidado contigo mesmo.

1. Tenha uma boa ingestão de água. Tome de 6-8 copos deste líquido vital a cada dia. Entre outros benefícios, esta simples medida reduz significativamente o risco de eventos cardiovasculares como: infarto do miocárdio e acidente cérebro-vascular. Lembre-se que somos corpos aquíferos ambulantes, somente nosso cérebro é constituído por 85% de água.

2. Procure ter mais acesso a ar puro. Busque espaços arborizados como parques e jardins, onde possa respirar um ar de melhor qualidade. Mantenha os ambientes de sua casa bem arejados, mesmo durante a noite. Lembre-se que a exposição a ambientes com ar de boa qualidade favorece o raciocínio, e o desenvolvimento das habilidades mentais.

3. Exponha-se à luz solar nas primeiras horas da manhã ou nas horas finais da tarde. A luz solar favorece a produção de vitamina D, necessária para fixação do cálcio nos ossos. Longos períodos na ausência da luz solar favorece a depressão, e aumenta a incidência de suicídios, como notado nos países nórdicos; sobretudo no inverno.

4. Exercite-se com regularidade, no mínimo por trinta minutos, pelo menos em 5 dias por semana. Os benefícios decorrentes da prática de atividades físicas são incalculáveis. Se não podes ir a uma academia ou a um parque, use menos o automóvel e o elevador.

5. Tenha uma alimentação saudável, rica em cereais integrais, castanhas, nozes, legumes, verduras e frutas. Utilize as vitaminas antioxidantes (vitaminas A, C, e E) em sua forma “in natura”. Reduza o consumo de gorduras de origem animal, de carboidratos refinados, e alimentos embutidos, que são ricos em sódio e outros elementos usualmente deletérios. Assim você reduzirá a propensão para tornar-se diabético, e minimizará o risco de hipertensão arterial, e mesmo o risco de desenvolver vários tipos de cânceres, como o de colon, ademais de reduzir as chances de tornar-se obeso.

6. Descanse adequadamente. Durma 8 horas por noite. O sono é essencial para a produção de um hormônio produzido pela glândula pineal chamado melatonina, considerado o hormônio do rejuvenescimento. Ele é produzido na ausência da luz natural ou artificial, especialmente nas primeiras horas da noite. Dê um descanso ao computador e ao televisor, durma mais cedo, e produza mais melatonina.

7. Evite uso de drogas. Não me refiro especificamente às ilícitas, o que é uma coisa óbvia, mas àquelas socialmente aceitáveis, como as bebidas alcoólicas, a cafeína e o tabagismo. O fato de serem socialmente aceitáveis não minimiza seus efeitos deletérios sobre a saúde.

Finalmente, faça o teu melhor, mas confie em um poder fora e acima de você. Como o disse Isaias, um profeta hebreu que viveu entre 765-681 a.C.: “Confiai no Senhor perpetuamente; porque o Senhor Deus é uma rocha eterna” (Isaias 26:4). Tenha um feliz 2011!

Dr. Dorival Duarte – Diretor Clínico do HASP
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