Slogan

Notícias

Alerta de médico adventista sobre doença cardiovascular tem grande repercussão na mídia 20/07/2009

Imagem

As declarações do Dr. Everton Padilha Gomes, responsável pela UTI e Pronto Socorro do Hospital Adventista de São Paulo (Hasp), que afirmam que a doença cardiovascular é a principal causa de novas internações e de mortalidade no Brasil e nos países desenvolvidos, foram veiculadas em diversos veículos de comunicação. As afirmações foram feitas na divulgação do projeto Time (Treinamento Integrado em Medicina de Emergência), desenvolvido com a finalidade de capacitar profissionais de saúde em todo o país sobre o tema, numa parceria do InCor (Instituto do Coração do Hospital das Clínicas de São Paulo), com a Sociedade Brasileira de Clínica Médica e instituições educacionais do Rio de Janeiro e São Paulo.

“Cerca de 50% dos pacientes que sofrem um infarto agudo do miocárdio não chegam vivos a um hospital. Por isso, há necessidade de novas terapias, abordagens dinâmicas e mais rápidas em relação a esses casos, que possibilitem salvar vidas, com um atendimento precoce a esse tipo de pacientes. Muitas vezes, se pensa que o traumatismo, os cânceres e doenças infecto-contagiosas sejam a principal causa de mortalidade. Mas, a doença cardiovascular é a principal causa”, afirma o Dr. Everton, que alem da UTI e PS do Hasp, atua como cardiologista assistente do InCor, na reportagem veiculada pelo portal Terra e Agência Brasil.

Leia na íntegra a reportagem (http://jbonline.terra.com.br/pextra/2009/06/27/e27064852.asp) e veja o número de internações e a incidência crescente de pacientes que sofreram um infarto no Brasil, de acordo com o Ministério da Saúde; os fatores que predispõem uma pessoa a ter um infarto e acompanhe a lista de cidades por onde já passou e quando serão as próximas edições do projeto Time.

Segundo o cardiologista do Hasp e do InCor, o Time “tem como o objetivo principal a reciclagem de profissionais de saúde, para que eles possam dar um atendimento mais rápido aos pacientes. E, agindo da maneira correta, eles vão prevenir não somente o infarto, mas também seqüelas que advêm de um infarto agudo do miocárdio, por exemplo, que não é tratado precocemente”.
Sinval Aragão

Intranet

Intranet



Twitter

Rua Rocha Pombo, 49 - Aclimação - São Paulo, SP - CEP: 01525-010 / Fone: (11) 2838-7000 - (11) 3340-6990