Slogan

Capelania

A ORGANIZAÇÃO MUNDIAL DE SAÚDE considera que uma pessoa para ser declarada saudável deve gozar de saúde física, psicológica, social e espiritual.

Votos de saúde holística aparecem nos escritos joaninos como expressão do desejo bíblico do nosso bem estar. No versículo 2 da terceira carta do evangelista João, na Bíblia Sagrada, está escrito: "Amado, desejo que te vá bem, assim como bem vai a tua alma."

Esta é apenas uma das expressões da bíblia de votos de prosperidade completa por parte do ser humano. O hospital que abriga atendimento de capelania, desfruta de melhor conceito junto à sociedade, uma vez que este diferencial comprovadamente dá ao paciente maior suporte psico-espiritual, para enfrentar a barreira do adoecimento; Transpondo os muros do mal que o faz sofrer ou mesmo afastando o temor da morte iminente com seus mitos. A capelania não prescreve! Isto é atribuição médica. Não medica! Isto é atribuição da enfermagem. Não exercita e nem aspira ou ventila! Estas são atribuições da fisioterapia.

Mas pesquisadores médicos têm concluí­do que a fé tem papel preponderante na recuperação de enfermos. É aqui que a capelania entra em cena como coadjuvante na cura.

O exemplo maior que a capelania tem para o exercício da sua função, está em Jesus Cristo, o maior benfeitor dos acometidos por enfermidades, as mais diversas e desafiadoras possíveis.

Curando pacientes que hoje receberiam os diagnósticos mais comprometedores como por exemplo, a esquizofrenia, ou mesmo os menos valorizados, como a culpa. Jesus foi ao mesmo tempo médico e capelão.

Algumas vezes Ele deparou-se com enfermos em favor dos quais antes de agir, perguntara-lhes se tinham fé. Mas também atuou em favor de pessoas as quais não ousou inquiri-las. Apenas agiu. Que formidável ausência de preconceito! A capelania atua no sentido de auxiliar o serviço médico na assistência ao paciente e seu familiar nos territórios da enfermidade. Para o filósofo Platão: "não se devem curar os olhos sem levar em conta a cabeça ou sem levar em conta o corpo. Assim não se devem querer sarar o corpo sem levar em conta a alma". Por alma aqui nesta frase entendo o homem como o todo. Por tanto há de se cuidar do todo.

No Hospital Adventista de São Paulo, além de se contar com a perícia médica, com o princípio ativo do fármaco e a precisão do equipamento, fazemos questão de demonstrar a Deus o criador e mantenedor da vida que somos dependentes dEle. Aqui se exerce fé.

Mensagem ao pastor



* Preenchimento obrigatório

Enviar Limpar
Intranet

Intranet



Twitter

Rua Rocha Pombo, 49 - Aclimação - São Paulo, SP - CEP: 01525-010 / Fone: (11) 2838-7000 - (11) 3340-6990